
Quem disse que música não pode ser 'errada'? Vou tentar me explicar... Björk, em boa parte do seu trabalho, produz suas músicas baseadas em 'não-sons' que são sons. Sabe aquele ruído chato que você ouve quando o fone não encaixa direito? É com sons como esse e outros mais que você vai viajar na musicalidade dessa 'doida'.
Obviamente não vou tirar o mérito de artistas como Aphex Twin e Matmos que, como muitos outros, ultilizam dessa magia da música errada... Isso me leva a pensar que, o errado pode ser certo! Quem vai poder julgar o que é errado e certo numa música livre como destes artistas?
Não só na música temos esses exemplos, muitos pintores foram ditos vanguardistas por usarem determinadas cores, angulôs e formas de pintura 'contra-lei', contra a lei dos catedráticos! E tudo isso me faz pensar mais alto... Por que existem regras na arte? Sei bem que muitos não as seguem, mas elas existem! Palmas a artistas como Marcel Duchamp, Van Gogh e Picasso!
Temos que agradecer a 'montros' como esses por toda a liberdade que hoje temos na arte, e digo mais, no modo de viver! A arte tinha, tem e sempre terá influência no pensamento de seu público. Seja ela escrita, pintada, fotografada, filmada, cantada, tocada, ou o que mais inventarem por aí... Por mais que você prefira Chico Buarque e DaVinch(que eu também adoro!), é necessário o reconhecimento dos contra-lei, que tiveram coragem e atitude de assumir sua identidade da forma que queriam!
Comentários